A alimentação cardioprotetora foi criada pelo Instituto de Pesquisa do HCor, com o objetivo de estimular o consumo de alimentos naturais ou pouco processados. Eles são capazes de reduzir a incidência de várias doenças, entre elas as cardíacas.

São considerados os alimentos mais cardioprotetores os que contêm nutrientes que protegem o coração, como antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais.  Também não possuem quantidades elevadas de calorias, gorduras, sal e açúcar.

Os alimentos são divididos em quatro grupos. São eles:

Verde: alimentos que contém nutrientes que protegem o coração, como frutas, verduras, legumes, feijão, leite, iogurte desnatado, etc;

Amarelo: são os que devem ser consumidos com moderação, como macarrão, pães e óleos;

Azul: aqueles que possuem mais gordura saturada, colesterol e sódio, e devem ser consumidos em menor quantidade, como carnes, ovos, manteiga, queijos e doces caseiros, como pudim e brigadeiro;

Vermelho: por fim, os ultraprocessados que passam por uma série de modificações industriais e levam em sua formulação ingredientes como edulcorantes, conservantes e estabilizantes, além de elevadas quantidades de açúcar e sal.

 

Fonte – Dr. Alexandre Abla