Entenda um pouco da campanha de prevenção ao suicídio:
O setembro amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. O assunto, que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação. É neste mês em que as diferentes esferas sociais buscam promover ações para ajudar na saúde mental e dar destaque aos centros que oferecem suporte a quem necessita.
Desde 2015 em vigor, o mês para a campanha foi escolhido por conta do Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, comemorado no dia 10 de setembro. A cor amarela, que ilustra a campanha, representa a vida, alegria, a luz e o sol, símbolos que refletem a proposta de preservar a vida.
De acordo com psiquiatras e pesquisas, já está mais do que comprovado que falar sobre suicídio não agrava a situação, muito pelo contrário, pode ajudar a tratar as pessoas que tenham essa intenção de tirar a própria vida. Mais de 90% dos casos de suicídio estão associados a distúrbios mentais e podem ser evitados se tratados corretamente, segundo a Organização Mundial da Saúde.
No Brasil, 32 brasileiros tiram a própria vida por dia, o que equivale a uma pessoa a cada 45 minutos. O psiquiatra Celso Lopes de Souza explica que existe diferença entre pessoas com pensamentos de morte e quem possui ideação suicida. O pensamento de morte é mais comum, as pessoas pensam “eu queria morrer” ou “eu poderia morrer”. Já a ideação do suicídio é mais grave, onde as pessoas pensam “eu quero me matar”. Souza indica que quem tem ideação suicida vivem a dor de três “is”: insuportável, impossível e interminável.
O Centro de Valorização a Vida oferece atendimento voluntário e gratuito 24 horas por dia a quem está precisando e enfrentando problemas. A organização atua no apoio emocional por meio do telefone 188, por chat, e-mail e pessoalmente. Confira as opções clicando aqui.
COMO SUA EMPRESA PODE AJUDAR?
Não é preciso estar ligado ao CVV ou a outras instituições para se mobilizar. Empresas podem fazer ações internas, distribuir materiais informativos que estão disponíveis no site: www.setembroamarelo.org.br.
Não se esqueça de sempre consultar um profissional para qualquer diagnóstico.