O Dia da Árvore é comemorado no dia 21 de setembro com intuito de causar reflexão sobre o nosso dever de cuidar da natureza e a importância das árvores no ecossistema. A data em questão foi estabelecida por meio de um decreto federal e que faz alusão à chegada da primavera, que ocorre no dia 23 de setembro.
A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra, pois aumentam a umidade e a qualidade do ar, produzem oxigênio, reduzem o aquecimento global e fornecem abrigo para algumas espécies de animais.
Quantas árvores existem no planeta?
Um estudo publicado em 2015 na Revista Nature, uma das mais importantes revistas científicas do mundo, traz dados surpreendentes. Cientistas estimam que no mundo haja cerca de 3 trilhões de árvores (420 por habitante), um número 7 vezes maior que cálculos anteriores, que mensuravam cerca de 400 bilhões de árvores.
Mas isso não significa que os problemas ambientais foram solucionados. A cada ano são cortadas cerca de 15 bilhões de árvores do mundo – de acordo com imagens de satélites cruzadas com contagens de regiões já conhecidas.
A importância de uma árvore em pé
Já parou para pensar qual a importância de cada árvore que vemos ao longo do dia? Elas podem oferecer inúmeros benefícios para o ser humano, seja na cidade ou em florestas.
Entre os principais, estão:
- Cada árvore retém 15,6 kg de carbono por ano;
- Lugares com muitas árvores economizam até 30% com climatização, pois áreas verdes diminuem a temperatura da superfície;
- Aumento do valor imobiliário: até 20%;
- Captação de água: até 250 litros por dia;
- Diminuição da temperatura do ar: 2 a 8°C.
Como a CBEMED tem contribuído na preservação das árvores
A partir do mês de julho de 2022, a disponibilizamos no mercado alguns de nossos produtos em novas embalagens – mais modernas e sustentáveis.
Nos preocupamos em reduzir a quantidade de papel, plástico e tinta nas embalagens de uma gama de produtos muito vendida no comércio de produtos médicos.
Em todo o processo de desenvolvimento,, pensamos no impacto que as indústrias causam no meio ambiente. De início, removemos o plástico que antes era contido na caixa de estetoscópios e aparelhos de pressão BIC.
No segundo passo, pensamos em como era possível reduzir a quantidade de papel de cada embalagem. Afinal, em determinado momento o consumidor irá descartar a mesma.
E por último, mas não menos importante, escolhemos uma combinação de cores que não fosse tão agressiva à natureza e evitamos utilizar cores fortes e uma gama muito grande. Por isso usamos tons de azul e branco somente.
Fonte – Eco Response & Brasil Escola