O Outubro Rosa é uma campanha que tem como objetivo principal conscientizar e alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
A campanha tem alcance internacional e é celebrada por governos, entidades privadas e organizações não-governamentais anualmente entre os dias 1° e 31 de outubro.
A incidência de casos de câncer de mama mostra que o esforço é válido. Esse é o tipo de tumor mais comum para mulheres, sendo também o que provoca o maior número de mortes entre elas. Em 2023, cerca de 73.610 casos devem ser confirmados, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Fator de Risco
Entre os fatores de risco, o genético é um dos principais. Portanto se uma pessoa da família — especialmente mãe, irmã ou filha — tiver diagnóstico positivo, os demais entes próximos devem fazer acompanhamento médico ainda mais frequente.
Isso vale não apenas para mulheres, já que o tumor no tecido mamário também se desenvolve em homens, ainda que raramente.
Por esse motivo, o diagnóstico precoce é muito importante. Quanto mais cedo o tratamento é iniciado, maiores as chances de cura.
O Autoexame
Algo que toda mulher pode e deve fazer é um autoexame, apalpando os próprios seios. É um ato simples que pode ajudá-la a perceber eventuais “caroços” na região e buscar, rapidamente, uma consulta médica.
Isso não substitui, claro, o exame clínico feito por um mastologista. Assim, é necessário se consultar periodicamente e, a partir dos 40 anos, se submeter a mamografia anualmente — essa é a melhor forma de rastrear o câncer.
Veja como fazer o autoexame:
Fonte – Terra.com.br